Número total de visualizações de páginas

sábado, 19 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DADOS GEOGRÁFICOS:

Capital: Berna
Cidade mais populosa: Zurique
Língua oficial: Alemão, Francês, Italiano e Romanche
Moeda: Franco Suíço
Política: Estado Federal
Religião: Igreja católica e igreja reformada
Clima: Temperado e alpino
População: 7.581.520 habitantes

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CULTURA GERAL

Desporto e Desportista: Ténis, Roger Federer

Cidade: Lucerne

Prato gastrnómico: rösti

Personagem histórica: Guilherme Tell

Feriado Nacional: (1 de Agosto) Nationalfeiertag, dia da criação do país

Museu: Museu Ludwig

Monumento Nacional: Castelo de Chillon


castelo de Chillon


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

HISTÓRIA DA SUÍÇA


A história da Suíça começa antes do Império Romano: em 500 a.C. Nessa altura, muitas tribos estavam localizadas nos territórios do Centro-Norte da Europa. A mais importante delas era a dos Helvécios, nome que iria originar a designação atual da Suíça.Ao contrário do que era dito pelos Romanos e pelos Gregos, os Helvécios não eram selvagens mas sim avançados na técnica de jóias e outras peças pequenas confirmando as escavações feitas no Lago de Neuchâtel.Em 58 a.C., os Helvécios tinham planeado descer para Sul, mas foram parados na batalha de Bibracte pelo Exército Romano sob o comando de  Júlio Cézar e obrigados a recuar.Os Romanos controlaram o território suíço até 400 d.C. Foram criadas fronteiras e fortalezas a Norte do rio Reno para deter as invasões bárbaras que vinham do Norte da Europa. Com o imperador Augusto, os romanos conquistaram o Oeste da Alemanha e a Austria. Muitas cidades actuais da Suíça foram fundadas naquele tempo: Genebra, Lausana , Martigny, Soleura, e outras.O período da Idade Média da Suíça foi confuso até à formação da antiga Suíça. Depois da queda do Império Romano, o território foi invadido por tribos germânicas como os Burgundios, Alamanos e Lombardos.No século VIII, os Burgúndios e os Alamanos entraram na coligação dos Francos de Carlos Magno, que permitiu aos missionários católicos entrar nos territórios controlados pelos Alamanos. Com o Tratado de Verdum, o território suíço passou às mãos de Lotario I, que incluía um assentamento burgúndio a oeste do rio Aar que depois formou um reino independente até 1033, quando se juntou de novo o Sacro Imperio Romano Germanico.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

PINTOR

                                             Pestalozzi, com os órfãos
   Konrad Grob foi um pintor suíço do impressionismo. Nasceu em Andelfingen no cantão de Zurique no dia 3 de Setembro de 1828 e faleceu no dia 9 de Janeiro de 1904.
   Aprendeu a arte litográfica em 1840, em Winterhur. Foi para Itália onde trabalhou em Verona e em Nápoles e a seguir estudou na academia de artes de Munique, onde abriu o seu próprio ateliê.
                                                                            

sábado, 12 de fevereiro de 2011

ESCULTOR

 Alberto Giacometti foi um escultor muito importante da Suíça. Nasceu em borgonovo, no ano 1901, e faleceu no ano 1965, em Chur.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ESCRITOR SUÍÇO

Hugo Loetscher nasceu em Zurique a 22 de de Dezembro de 1929, ele estudou filosofia, sociologia e literatura na Universidade de Zurique. Ele  editor do conselho editorial da weltwoche, depois ele tornou-se um escritor freelancer. Morreu em 2008

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MÚSICO SUÍÇO

Heinz holliger nasceu a 21 de Maio de 1939 em Langenthal na Suiça ele é compositor, oboísta e maestro. Com 20 anos ele ganhou o prémio de melhor oboísta do concurso internacional de Genebra. Ele tornou-se um dos melhore oboístas do mundo e muitos compositores famosos escreveram obras para ele.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ACTOR SUÍÇO

O actor, Bruno Ganz, nasceu na Suíça em Zurique, dia 22 de Março de 1941, e tem na actualidade 69 anos.
 Começou a actuar no teatro e já tinha carreira nos anos 60, em berlim. O trabalho que lhe rendeu fama internacional, foi "A Marqueza De O", de Erich Rohmer.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ARQUITECTO SUIÇO

 Peter Zumthor foi um arquitecto Suíço muito importante, vencedor do prémio Pritker de arquitectura, em 2009.
 Nasceu na cidade de Basiléia, na Suíça, em 1943.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

BANDA MUSICAL SUIÇA



O grupo suiço "The young Gods" foi fundado em
1985 Franz treichler, Cesare Pizzi e Franck
 Bagnoud na cidade de Genebra na Suiça.
 Tornaram-se uma das bandas de rock industrial
mais importantes da época, tendo como forte a
 música contemporânea

sábado, 5 de fevereiro de 2011

BATATA RÖSTI

O QUE USAR:
- 3 batatas grandes
- 100 grs de bacon em cubos
- 100 grs de cogumelos paris (
ou champignons)
- 50 grs de queijo cheddar ou requeijão
- cebolinha francesa picada em rodelas
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 50 grs de manteiga

COMO FAZER:
Cozinhe as batatas com casca durante 10 minutos. Escorra-as e passe na água fria. Leve-as ao frigorífico por 20 minutos. Salteie o bacon até a gordura amarelar. Deixe escorrer no papel absorvente e reserve. Cozinhe os cogumelos na gordura do bacon. Sacuda a frigideira para  não os queimar.
Rale as batatas somente no momento de frita-las, para que não escureçam. Tempere com sal e pimenta.
Derreta a manteiga e coloque as batatas raladas. Frite até dourar. Com uma espátula e um prato grande, vire-as como uma omeleta e deixe dourar. Depois de pronto, comece a montagem do prato. Salpique o bacon e o cogumelo. No centro, coloque o cheddar ou o requeijão, de preferência com o saco de preparar. Por último, espalhe a cebolinha francesa.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CANIVETE SUÍÇO

O canivete é um dos produtos mais simbólicos da Suíça. Foi criado nos finais do século XIX por Karl Elsener, que era dono de uma empresa de material cirúrgico . Com algum trabalho de engenharia e inovação, lembrou-se de integrar diversas ferramentas como uma lâmina, uma chave de fendas e um abre latas, e propor a sua aquisição ao exército suíço. O canivete suíço do século XXI é um misto de ferramentas que nos ajudam a ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia.

canivete Suiço
 

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

"FAZ-SE NOS ALPES, DESFAZ-SE NA BOCA... "

  Milka é uma marca de chocolate, criada em 1901 na Suíça, pelo chocolateiro Philippe Shuchard.
  O nome é derivado da combinação das palarvras "Miltch und Kakao" (em alemão leite e cacau, os principais ingredientes), mas as pessoas da época acreditavam que o nome era uma homenagem à Milka Ternina, a famosa cantora soprano da época.
  O símbolo da marca é conhecido como "Vaca Milka", uma vaca com manchas roxas e um sino ao pescoço.

TOBLERONE

Jean Tobler, em 1868 era proprietário de uma loja confeitaria em Berna na Suíça, onde produzia chocolate.
 A 1899 a venda era tão grande que ele abriu uma fábrica de chocolate com os seus filhos: “Fabrique de Chocolat Beme, Tobler & Cie.”.
 Em 19 de Junho de 1900 entregou a empresa ao seu filho, Theodor Tobler
 Em 1908 Theodor Tobler and Emil Baumann (Theodor Tobler's cousin) invented a unique chocolate bar, Toblerone! Theodor Tobler e Emil Baumann, seu primo, inventaram uma barra de chocolate único, Toblerone! Toblerone's special recipe, triangular shape and instantly recognisable logo made it distinct. Toblerone em forma triangular e instantaneamente reconhecível logo tornou distintos. "Toblerone" is a play on the names "Tobler" and "Torrone", the Italian word for honey and almond nougat. "Toblerone" é uma brincadeira com os nomes "Tobler" e "Torrone", (a palavra italiana para o mel e nougat de amêndoa). A seguir em 1969 criou o chocolate preto Toblerone e em 1973 o chocolate branco. Em 2007 foi lançado o chocolate Toblerone Fruit & Nut. E, em 2008, Toblerone fez 100 anos.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AMOR À COR

A Caran d´Ache foi fundada em 1924 e mantem-se até hoje  como  fábrica de lápis, materiais de belas artes e instrumentos de escrita na Suiça É  uma história de amor que nasceu da paixão de um homem pela cor.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ALPES SUIÇOS

.Os Alpes suíços como o seu nome indica são a parte dos Alpes que se encontra na Suíça! Também são chamados de Alpes centrais.. A montanha mais alta tem cerca de 4634 metros de altura, no sul do país, perto da fronteira italiana. Há muitos glaciares onde se pode esquiar ou fazer alpinismo. As superfícies dos glaciares estão a diminuir mas ainda assim existem bastantes. O glaciar de Aketsch, perto de Berna, é o maior de todos os Alpes, medindo  23 km de comprimento e 900 metros de profundidade. Está na lista de património mundial da UNESCO desde 2001. Quer seja no inverno para o esqui e snowboard, ou no verão para as caminhadas, adar de bicicleta de montanha e outros, os desportistas encontram sempre alguma coisa para fazer. É uma região habituada ao turismo, pois há mais de 2 séculos que recebe os fanáticos dos desportos de montanha vindos de toda a Europa.